Efeitos Do Amor…

Autor: Dioni Fernandes Virtuoso

 

Efeitos Do Amor

Quem saberá sequenciar o pensamento
quando invadido pelo grande sentimento?
A emoção marca, sim, este momento
de reflexão ante a alegria ou sofrimento…

Nem mesmo o som da canção propagada pelo vento,
é capaz de trazer a calma para o ser em desalento.
Tampouco, o perfume da formosa flor é fomento
para o coração que na saudade, faz recolhimento.

Para efeitos do amor, não há questionamento!
Há de se respeitar o que sente a alma do poeta
entorpecida pelas fantasias do encantamento…

Se é no pranto que ele se completa,
deixa-o chorar buscando alento,
pois assim encontrará o que o aquieta…

*

Acadêmica Imortal, cadeira Nº 34, da Academia Criciumense de Letras- ACLe.
Membro efetivo da Academia Virtual de Poetas e Escritores- AVESP
Acadêmica correspondente da Academia Espírito Santense de Letras.
Catarinense, formada em dois cursos superiores, na área das Artes, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, de Criciúma, cidade em que reside.Pós graduada em Arte-Educação, dedicou-se ao ensino de Artes em Colégio Estadual e no Colégio De Aplicação, da universidade pela qual se formou. Fez parte do Grupo de Pesquisa/Formação da mesma universidade, que registrou suas práticas e aprendizagens no livro “Pesquisa, Formação e Autoria”, com lançamento após seis anos de caminhada.
Foi autora de vários projetos divulgando a arte. Entre eles, criou e coordenou por vários anos, o Projeto de Pesquisa “A Influência das Culturas De Outros Povos Na Arte Catarinense”, formando o Grupo Folclórico “Boi de Mamão do Colégio de Aplicação da Unesc”, com várias apresentações no teatro da universidade, eventos como intercâmbio com o Colégio Federico Garcia Lorca / Uruguai e também apresentações em várias escolas da região.
Sempre gostou de escrever! Começou ainda adolescente a escrever seus rabiscos poéticos, mas estes ficaram perdidos em alguma gaveta do tempo.Quando iniciou na net em 2008, criando formatações em PPS e Vídeo, poemas de vários autores, seu lado poético há algum tempo adormecido, despertou!
Participou de várias Antologias no Brasil e Portugal. Além dos prêmios recebidos na net, foi laureada com o troféu “Cecília Meireles” na Noite das Mulheres Notáveis em Itabira/MG,em abril de 2014.
Neste mesmo ano venceu o XV Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras – ACLe, categoria maturidade, nas modalidades poesia e crônica.
No ano de 2015 venceu o XVI Concurso da mesma Academia, obtendo o 1º e 2º lugares em poesia e conto, respectivamente.
Em 2016, participou da Antologia Literária Bilíngue, recebendo Menção Honrosa pelo seu poema. Ainda neste ano, tomou posse na Academia Criciumense de Letras – ACLe.
Atualmente divide suas horas vagas entre a escrita de poemas e a criação de obras de arte em texturas metalizadas, na madeira/ cerâmica e pinturas a óleo sobre tela.
Acredita que em nossa trajetória “nada é por acaso”, tudo tem um propósito!

BACK